Tudo sobre as técnicas de No poo e Low Poo

21 julho 2016

Fabi Rocha Blog

Tudo bem com vocês? Hoje nós vamos falar sobre NO POO E LOW POO.
Tentei explicar de uma forma simples, sei que tem uma galera que já sabe tudo sobre as técnicas, mas sei que tem outra galera que não sabe e quer saber, então vamos lá!!

O que é Low Poo, o que é No Poo,como fazer low poo ou no poo, o que são silicoes, o que é petrolato, como fazer um cronograma Low Poo No Poo, cronograma para cabelos cacheados, como cuidar dos cachos, produtos para cabelo crescer rápido, shampoo sem sulfato, silicone nos cabelos, protetor térmico para cabelos


Tudo começa com a cabeleireira  Lorraine Massey, que desenvolveu as técnicas  e as publicou em seu livro CURLY GIR (O manual da garota cacheada). Além de publicar as técnicas ela também criou a marca DEVA CURL que conta com produtos exclusivos para cabelos cacheados.

O objetivo das técnicas é cuidar do cabelo sem agredi-lo, evitando o uso de shampoos, silicones e de petrolatos.

Shampoos mais agressivos, com substâncias que funcionam como um "detergente de limpeza", limpam os fios, porém retiram a oleosidade natural que é benéfica, além de provocar o ressecamento.

Cabelos cacheados e crespos tentem a ser mais ressecados, e este ressecamento é intensificado com o uso de shampoos. Lorraine basicamente sugere formas de cuidado que realmente tratem os fios mantendo-os saudáveis, hidratados nutridos e reconstruídos.

A técnica No Poo (sem shampoo);
fabi rocha blog

Quem segue a técnica NO POO evita o uso dos shampoos e passa a utilizar condicionadores para fazer a limpeza dos fios. Também se evita o uso de produtos que contenham silicones insolúveis e petrolatos.

A maioria dos shampoos contém sulfatos (aqueles que fazem uma limpeza power e que retiram a oleosidade benéfica dos fios) e a maioria dos produtos para cabelo disponíveis no mercado contém PETROLATOS e SILICONES INSOLÚVEIS na formulação, e são substâncias que "grudam" nos fios, mascarando a saúde deles.

Essas substâncias não saem com água, para retirar do cabelo é preciso utilizar os shampoos.

Então como nessa técnica (No Poo) os petrolatos e silicones insolúveis não são permitidos, não há a necessidade de fazer uso dos shampoos para lavar o cabelo, o condicionador é suficiente para fazer a limpeza.
O método de lavagem dos fios é conhecido como CO-WASH e muitas empresas vem desenvolvendo produtos específicos para este fim;  já há condicionadores no mercado que atendem aos requisitos da técnica: livres de silicones insolúveis, sulfatos e petrolatos.

Muitos desses condicionadores tem uma substâncias capazes de retirar até silicones insolúveis dos fios, a eficácia vai depender da concentração de suarfactantes da composição.
As substâncias são: Cocamidopropyl betaine, Coco Betaine, cocabetaine, anfótero betaínico e cocoamphopropionate. Essa substâncias estão presentes em shampoos, mas limpam o cabelo sem agredir, entende?

Tem como fazer uma mistura caseira com condicionador e o Cocamidopropyl Betaine (vou tentar trazer essa receitinha pra vocês, mas antes eu preciso testar).


Vamos para o LOW POO!
Quem segue a técnica LOW POO evita ou deixa de utilizar produtos que contenham petrolatos, silicones insolúveis e shampoos que contenham sulfatos agressivos na formulação.

No LOW POO os shampoo utilizados são mais leves e gentis com os cabelos, porém eles são capazes de retirar substâncias insolúveis dos fios como os silicones.

Todos os produtos utilizados no Low Poo devem ser livres de sulfatos e petrolatos.

As duas técnicas propõem cuidar do cabelo sem fazer uso de substâncias que mascaram a saúde dos fios e sem utilizar shampoos agressivos que provocam o aumento da oleosidade e ressecamento. É uma rotina de cuidados mais saudável.

Agora que entendemos as técnicas você deve estar querendo saber se o produto é liberado ou não. Para isso eu fiz as colinhas que você pode salvar no celular para facilitar;

'Colinha' dos petrolatos:(Os petrolatos são proibidos para ambas as técnicas).
Encontrou um nome desses na parte "composição do produto"? É proibido

 Silicones Solúveis são LIBERADOS para No e Low Poo.
Silicones Solúveis são liberados para No e Low Poo.

Silicones insolúveis são liberados apenas para a técnica Low Poo.

E tem os SULFATOS que não são permitidos:

Sempre trago resenhas de produtos para cabelos e procuro especificar se são ou não liberados para as técnicas.
Já indiquei no Blog um cronograma Low Poo completo: AQUI .

Tem outros posts sobre o assunto aqui no Blog:
Petrolato faz mal para o cabelo?
Como identificar os tipos de silicones nos produtos para cabelo
Cronograma Capilar na prática

A internet tá cheia de gente bacana compartilhando boas informações! ♡
Tá disponível no Google Docs umas listas de produtos e de substâncias. Tem muita informação sobre as técnicas e são informações gratuitas e atualizadas constantemente.

Os links: Lista Composição e Produtos liberados ♡

Beijos, neneinnxx!!

2 comentários:

  1. OPA! Alguém voltou a ficar ligada no 220!
    Muito explicativo e bem simples de entender. Eu vou reservar um tempo para estudar ainda mais sobre essas técnicas, acho que pode me ajudar a controlar a oleosidade do meu cabelo.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.
© Oxe me conta! por Fabi Rocha - 2017 | Todos os direitos reservados.
Base de: Laís Portal | Personalizado por: RM DESIGN | Tecnologia do Blogger.