Petrolato faz mal para o cabelo?

05 julho 2016

como cuidar do cabelo o que faz mal pro cabelo petrolato

Oi amores, tudo bem?

Não vai ser nenhuma aula de química! Mas comecei a me interessar pela técnica Low Poo e vou escrever sobre isso pra gente começar junto, certo?

Cuidar do cabelo tem disso, gente. É bom entender sobre a composição dos produtos, saber como o produto age e a partir disso escolher se usa ou não.

Bem, petrolatos são as substâncias 'prioibidonas" das técnicas de Low e No Poo, isso não significa que ao começar a seguir uma das técnicas a pessoa tenha que deixar de usar para sempre. Low e No Poo são técnicas e são adaptáveis.

Vamos aos petrolatos!

Petrolatos são derivados de petróleo que a indústria utiliza em uma gama imensa de produtos: remédios, bronzeadores, shampoos, óleos capilares, até o creme que a gente usa no rosto tem petrolato.

Por se tratar de uma matéria prima emoliente e de baixo custo essas substâncias acabam proporcionando mais lucro para as empresas porque barateiam o custo de produção.

Nos cabelos, eles funcionam como uma maquiagem e não oferecem nenhum tipo de tratamento, no entanto, se acumulam e não saem facilmente.

Com o uso contínuo o cabelo vai ganhando um tipo de "película protetora" que impermeabiliza os fios impedindo a absorção de nutrientes.

Vou explicar melhor:
Petrolatos são insolúveis, então não adianta lavar só com água, se tiver petrolato ele vai continuar lá grudadinho no cabelo.

A maioria dos shampoos disponíveis no mercado são capazes de remover os resíduos que se acumulam nos cabelos, são produtos que funcionam como detergentes, lavam, porém ressecam.

Então imagina; você lava o cabelo com shampoo e finaliza com um condicionador que tem petrolato/óleo mineral na composição, esse ciclo vai provocar um ressecamento contínuo e danos mais severos com o passar do tempo.
Primeiro porque cabelo perde nutriente naturalmente, e depois que com essa película de petrolato nos fios, o cabelo será impedido de absorver hidratação, nutrição ou reconstrução.
Outro problemas que pode surgir ou se agravar é o problema da oleosidade.
Muita gente acha que tem cabelo oleoso quando muitas vezes a forma com que a pessoa cuida do cabelo é que acaba provocando esse efeito.

Uma pessoa comum lava o cabelo com shampoo,finaliza com condicionador e faz uma hidratação uma vez por semana, e aqui eu escrevo por mim também, porque por muito tempo eu não soube cuidar do meu cabelo.
Eu quero dizer que essa rotina não é benéfica para os cabelos é uma rotina de rotina de ressecamento constante, e muitas vezes a gente não nota o ressecamento porque o fio fica maquiado pelos petrolatos ou silicones.

O ressecamento excessivo também pode causar um desequilíbrio na 'produção' da oleosidade no couro cabeludo, que é o que chamamos de 'efeito rebote'. A oleosidade produzida pelo couro cabeludo é benéfica para os fios, mas o excesso de oleosidade não é.

Há formas de usar produtos com petrolatos sem causar danos aos cabelos, para isso é importante lançar mão de algumas técnicas e truques como o PRÉ POO e também é essencial seguir as três etapas do cronograma capilar; hidratar, nutrir e reconstruir.


Aqui uma colinha pra identificar PETROLATO nos rótulos dos produtos:

Quem segue as técnicas de Low ou No Poo já sabe tudo sobre petrolato, mas vou deixar um passo a passo para que não segue nenhuma das técnicas poder cuidar melhor do cabelo.

Vamos lá!

1 - Escolha um shampoo que não contenha petrolatos na composição (na hora de comprar é só levar a colinha e conferir o rótulo ou já pode conferir o que você tem em casa).
2 - Depois de lavar o cabelo com shampoo, faça uma hidratação, nutrição ou reconstrução. (Veja aqui como saber o que seu cabelo precisa).
3 - Depois de hidratar, nutrir ou reconstruir é só finalizar com o condicionador.
4 - Procure fazer algum tratamento no cabelo sempre que ele for lavado; lavou com shampoo já aproveite e faça uma hidratação e depois finalize.

Agora que sabemos como que o petrolato age nos cabelos, é só uma questão de adaptar e seguir um cronograma capilar para manter o cabelo saudável.

Leia outros posts sobre como cuidar do cabelo:

Cronograma Capilar na prática
Faz mal usar silicone no cabelo?

Tudo sobre No e Low Poo

Beijo!!

2 comentários:

  1. GENTE! A publicação que eu estava procurando! Resumida e bem completa <3
    Agora já sei qual é o motivo do Petrolato ser tido como um vilão e de quebra descobri novos nomes para ele kkk
    Amei o post e já estou esperando os próximos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem como defender os petrolatos, e pra complicar tem todos esses nomes. Que bom que o post te ajudou, melhor coisa de ler!! <3

      Excluir

Tecnologia do Blogger.
© Oxe me conta! por Fabi Rocha - 2017 | Todos os direitos reservados.
Base de: Laís Portal | Personalizado por: RM DESIGN | Tecnologia do Blogger.