14 julho 2016

Hidratação, nutrição e reconstrução: o que seu cabelo precisa


Oi gente, tudo bem?

Hoje eu vou tentar esclarecer as dúvidas sobre as três etapas do cronograma capilar; hidratação, nutrição e reconstrução.

Sempre que alguém me fala sobre cuidar do cabelo eu já vou logo falando do cronograma capilar, porque é basicamente dele que qualquer cabelo precisa. As três etapas consistem em repor nutrientes para que o cabelo se mantenha saudável.

Cada cabelo tem uma necessidade diferente, uns precisam mais de reconstrução, outros de nutrição e sempre precisam de muita hidratação.


A etapa de HIDRATAÇÃO = Hidratar o cabelo consiste em repor água. Costumamos dizer que ao tomar água, estamos nos hidratando e é a mesma coisa com relação aos cabelos.
Esquece a ideia de que só cabelos com química precisam de hidratação, na verdade, todo cabelo precisa. Hidratação é o básico e pode ser feita sempre, não é necessário economizar nessa etapa.
Nosso cabelo perde hidratação naturalmente, e cerca de 8%, da fibra capilar é composta por água, lipídeos, glicogênio, ácido glutâmico e pentoses, é pouco não é?
Como nosso cabelo perde esses nutrientes, é importante repor sempre, não precisa esperar o cabelo ficar ressecado para poder hidratar.

Fiz uma colinha com as substâncias que possuem ação hidratante e que proporcionam brilho, maciez e suavidade aos fios.
Nos rótulos dos produtos: hidratante, ação hidratante, moisture
Para saber se uma máscara é de hidratação basta olhar a composição ou que está escrito na embalagem. Geralmente vem escrito; hidratante, de ação hidratante ou moisture.


A etapa de NUTRIÇÃO OU UMECTAÇÃO =  É a etapa de reposição lipídica. Nutrir é devolver as gorduras boas aos fios. 

Quem tem cabelo oleoso costuma evitar essa parte, mas cabelos oleosos também precisam de nutrição, não tem jeito!


A nutrição pode ser feita com uma máscara específica ou com óleos vegetais.
Há uma diferença entre nutrir e fazer umectação; a umectação é feita somente com óleos vegetais. O cabelo ganha um banho de óleo que pode ser deixado por horas agindo.

Eu prefiro a umectação, é uma etapa que meu cabelo gosta. Os óleos também podem ser utilizados para selar as cutículas dos fios e isso ajuda a reter a hidratação por mais tempo.

 Aqui outra colinha com as substâncias de ação nutritiva que dão emoliência, maciez, alinhamento dos fios.
Nos rótulos: reparação nutritiva, nutrição, butter (manteiga)


A etapa de RECONSTRUÇÃO = É a etapa de reposição de proteínas e aminoácidos.
Geralmente os cabelos com química são os que mais precisam de reconstrução porque os processos químicos fazem com que o cabelo perca mais massa capilar.

O cabelo que não passa por esses processos químicos também precisam de reconstrução, porque mesmo essa perda de massa se dá naturalmente, a diferença está na frequência de tratamento.

Cerca de 90% do fio de cabelo é composto por queratina que é uma proteína formada por 18 aminoácidos, o fio de cabelo é basicamente formado por proteína.

Mais uma colinha, agora com substâncias de ação RECONSTRUTORA e que possuem efeito anti quebra, promovem a reposição de elementos da fibra capilar e reestruturam o fio.
Nos rótulos: reconstrução, repair, reconstrutor, repositor de massa

Todo cabelo precisa das três etapas. Hidratação é a etapa básica, ao começar a cuidar do cabelo, comece sempre pela etapa de hidratação, depois nutrição e por fim a reconstrução.

Onde que dá para exagerar?
Dá pra fazer bastante hidratação, moderar na nutrição (dependendo do seu cabelo) e reconstruir no máximo duas vezes por mês (dependendo do seu cabelo).

Já vi meninas defendendo a reconstrução semanal dos fios, mas isso é algo muito específico. Um cabelo danificado por alisamentos, chapinha, secador, etc., será reconstruído aos poucos, não dá pra simplesmente colocar queratina semanalmente porque é perigoso, pode ser que se obtenha um efeito contrário do esperado.
Queratina demais é ruim, queratina na medida certa recupera os fios. Então, no máximo duas vezes por mês.

E como diagnosticar o cabelo?


Cabelo áspero, ressecado, sem brilho ou sem movimento precisa de HIDRATAÇÃO. Pode abusar!


Cabelo seco, ressecado, sem brilho, com frizz, com excesso de volume, formando nós ou poroso, precisa de NUTRIÇÃO.
(Pode nutrir semanalmente se o cabelo estiver muito danificado, cabelos menos danificados não precisam de muita nutrição) Aposte na umectação, principalmente se você tiver cabelo cacheado ou crespo.


Cabelo quebradiço, frágil, pontas duplas, elástico, partindo, quimicamente tratado ou danificado pelo uso da chapinha e secador precisa de RECONSTRUÇÃO.
Faça reconstrução 2 vezes por mês se o cabelo estiver muito danificado, e lembre-se de começar pela hidratação, não reconstrua logo na primeira semana: hidrate bastante, nutra e depois reconstrua, é importante preparar o cabelo para a etapa de reconstrução. Fazendo isso o resultado será bastante satisfatório.


Precisa de muita reconstrução? Faça duas vezes por mês
Precisa de pouca reconstrução (não é quimicamente tratado e não faz uso de chapinha e secador frequentemente? Faça uma reconstrução por mês.

Pra terminar esse post gigante: seguindo uma rotina de cuidados, vai chegar um momento em que o cabelo não vai precisar de muito, ele vai melhorando, então as "doses de tratamento" precisam acompanhar essas mudanças.

Tem que ir "regulando" as doses de tratamento.
Se o cabelo já está sedoso, hidratado, com aspecto mais saudável, ele vai precisar menos.

Tem outros posts no blog sobre o assunto:

Cronograma Capilar Low Poo gastando até R$ 100,00
Como fazer um cronograma capilar 
Meu Cronograma Capilar Low Poo com produtos bons e baratinhos
Tudo sobre No e Low Poo

Espero ter ajudado.
Em caso de dúvidas é só deixar um comentário que eu venho responder.

Um beijão!!

2 comentários:

  1. Antes de saber o que é cronograma capilar e todas essas coisas, eu evitava usar qualquer coisa que tivesse oleo. Lendo mais sobre esse assunto, descobri que meu cabelo oleoso precisa sim se nutrição, e que certos tipos de produtos, ajudam a não deixar tão oleoso. Adorei o post <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem tem cabelo oleoso tem esse tipo de receio mesmo, mas a nutrição feita da forma correta só vai fazer bem ao cabelo. <3

      Excluir